domingo, 11 de novembro de 2012

MEMÓRIAS DE VALDO FERREIRA DOS SANTOS



































No dia 08/06/2012, por ocasião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, convidamos na escola Maria Luiza Corrêa Machado, o senhor Valdo Ferreira dos Santos, para contar suas Memórias para nossos alunos do 7° e 8° anos, já que estas são as séries que participam desse gênero textual. 

Nosso convidado, o qual tenho o privilégio de chamar de pai(e ele é meu pai), é morador no Sítio Liberdade, localizado às margens da rodovia que segue para a cidade de Inocência. Dou graças a Deus por ter tido e ainda ter o privilégio de tê-lo como pai e de crescer ouvindo seus incríveis causos e histórias.

Ele também colaborou trazendo objetos antigos de sua residência e que fizeram parte de sua história e de muitos do seu tempo, como massete, carro de boi e seus respectivos apetrechos, vidro de tinta para pena, dinheiro e moedas de várias épocas, monóculo, enfeite para a gola de camisa, isqueiro, balança de madeira, ferro de passar à vapor, fotografias, agulha para costurar sacas de mantimentos, novelo de linha fiado na máquina tradicional, carda para descaroçar algodão e caçamba (uma espécie de estribo para celas femininas). Pacientemente explicou o que era cada um daqueles objetos, suas denominações, utilizações e como são na verdade hoje em dia.

Também falou de como aconteciam as reuniões familiares, como eram os brinquedos e brincadeiras, a maneira dos pais educarem os filhos que era rigorosa, como eram as desobediências  e as possíveis e bem dadas punições, as roupas e também a moda (confecção e compra),  as leis de cobrança  e tantos outros assuntos. Não esquecendo das incríveis histórias que muito nos fizeram rir.

 Convidá-lo para contar tantas histórias interessantes para nossos alunos foi uma atividade complementar idealizada pela Olimpíada, e ele como morador dessa região deste que nasceu nos inspirou para que púdéssemos convidá-lo e eleprontamente aceitou.  

Realmente  ele tem ótimas histórias para contar. Teve o cuidado de se vestir como os homens da época, representados em uma de suas fotografias e com a simplicidade de quem teve poucos anos de estudos (mas não iletrado, pois absorve informações, é ótimo em cálculos, e usa  a leitura e escrita de maneira social) soube cativar a atenção dos alunos, pois são alunos da zona rural e muito do que eles ouviram ali, são histórias que já escutaram em suas casas.

Pude contar com o apoio e participação da professora Vanessa Patricia que também ministra Língua Portuguesa para algumas dessas turmas e que é minha  colega e companheira de profissão.

Obrigada, papai por sempre estar ao meu lado e sempre fazer parte da minha história como educadora. Deus o abençõe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário